Um pouco sobre nós...

image image image image image

Quem Somos

Com atividades em São José dos Campos desde 1979 e sob a inspiração de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, o Centro Cultural Esplanada oferece uma formação humana integral, contribuindo para o crescimento profissional, pessoal e espiritual de cada um que entra em contato com suas atividades.

Essa formação humana integral acontece muitas vezes na convivência entre as pessoas, através da qual cada indivíduo desenvolve as virtudes próprias da convivência e do trabalho, que o ajudam a crescer como homem e filho de Deus.

As instalações e os ambientes acolhedores do Centro Cultural Esplanada fomentam essa convivência e contam com uma residência universitária masculina, com vagas para rapazes comprometidos com o estudo e com o seu aprimoramento humano, onde seus residentes aprendem a fomentar amizades e adquirem um profundo espírito de serviço.

Se você quer conhecer o Centro Cultural Esplanada, entre em contato conosco.


História do Centro Cultural Esplanada

As atividades do "Centro Cultural Esplanada" iniciaram-se em março de 1979 em um simples apartamento alugado do Edifício Dias Aguiar, na Rua Major Antônio Domingues nº 166. Em 1982, foi alugada uma casa na Rua Fernão Dias nº 260, que possibilitou melhores condições para a participação de diversos estudantes da nossa região.

1989 - A escolha do local
1989
1989
1989
1990
1990
1992
1992
1993
1993
1993
2021 - O Centro hoje

Durante muitos anos, foi realizada uma campanha econômica para a obtenção de recursos junto a amigos e participantes, resultando na construção da sede definitiva na Rua Teopompo de Vasconcelos nº 86, inaugurada em março de 1994. Desde 2018, este prédio passou a abrigar uma Residência Universitária que, após uma profunda reforma, conta com 16 quartos individuais completos.

Muitas atividades culturais e formativas foram organizadas ao longo desses anos, entre as quais se destacaram o "Programa de Orientação Científica" (POC) e o "Clube de Ciências Quark", dirigidos a alunos do Ensino Médio, com vários projetos e premiações nacionais e internacionais. Também são tradicionais as "Guerras de Estudo", onde as horas de estudo se transformam em munição para um estimulante jogo estratégico, e o "Clube Juvenil 14bis", dirigido a garotos de 10 a 14 anos.


Entidade mantenedora

foto

O Centro Cultural Esplanada é mantido pela ACERE, entidade sem fins lucrativos, que existe para fomentar atividades que promovam a responsabilidade social e a transformação positiva da sociedade. Saiba como contribuir.

Ícone de seta para cima